Arquivo do blog

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia de Nossa senhora da Conceição

Já fui um anjinho
da Nossa Senhora da Conceição
tinha asinhas brancas e uma túnica de cetim
e arminho nas mangas e no decote,
depois maiorzinha não fiquei mais no altar
ia para o coral de D. Inah Martensen,
encantada com as vozes maravilhosas.
Antes da festa a Santa trocava de roupa
Ela é toda de madeira esmaltada
braços articulados
uma beleza, acho que do século XVIII.
e os mantos todos bordados a ouro
anéis de pedras lindas
e cabelos de verdade
Só as beatas neste momento
ficavam na sacristia
aonde ela era retirada do altar .
Tem um sistema de roldanas metálicas,
que meu pai uma vez levou um choque de um fio desencapado,
gritou furioso mas manteve a santa no lugar
se tivesse soltado ela cairia aos pedaços.
Estava sozinho descendo a Santa
os outros muito velhos não tinham mais força,
e assim começava a mudança
da sua roupa,
por baixo não estava nua;
tinha uma veste esculpida.
As beatas de olhos baixos em respeito a senhora, 
  tanto amor só vi na Basílica de Aparecida. 
Ainda guardo no coração
os sons do sino tocado pelo Darciano
o sino mais bem tocado que eu já vi
pirão sem sal......
era o sacristão
morreu de forma triste, caiu da torre.
casei nesta igreja tão conhecida minha
lembro dos arcos brancos
toda branca com o céu pintado ao redor da senhora
Anna era devota
minha avó Carmen também.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário