Arquivo do blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mila, Inês e a terra estrangeira

Quando parti daqui
Fui morar no estrangeiro
perdi minha melhor arma
a palavra
Mila foi meu anjo
com simplicidade me ensinou muito
todos os caminhos
todos os atalhos
fez tudo com afeto
ganhei lá uma amiga
perdi aqui
não a encontro mais!
Quando cheguei ganhei um
enorme dicionário;
Você não vai sair de casa mesmo
não vai precisar o de bolso.
Sai, trabalhei
tirei minha carta de motorista
andei de trem
visitei museus
quase sempre só.
Fui voluntária em um asilo de velhos
La aprendi a língua
bem mais enxuta que a nossa
Virei dama de companhia
Ai aparece Inês( se fala Ainês)
Mulher rica e solitária
aparecem também as
funcionárias do asilo
que ela vivia 
todas como eu estrangeiras
Tratei-as com a mesma fúria com que fui tratada
Cuidei de Inês e ela melhorou.
E voltei
Aqui não tem calçamento
nem rede de esgoto
aqui não tem a limpeza exagerada
nem tantos carros
nem dinheiro
mas pertenço
a este chão
sou feita deste barro
aqui sou feliz.
Mesmo quando estou triste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário