Arquivo do blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Carta para Gabriela

Gabriela nunca nos vimos mas temos a mesma raiz das Freitas.
Tua avó Cila era irmã da minha avó Carmem.
O enxoval de tua avó foi todo, feito na máquina de costura de minha avó já casada com o meu avô Joaquim.
Eram as quatro irmãs muito amigas e unidas, cada uma única em temperamento e personalidade.
Tua avó Cila era professora de História era linda, livre, trabalhava fora e tomava café na Dalila uma ousadia pra época aonde as mulheres pouco saiam de casa.
Teu avô Voss chegou transferido da Alemanha por uma firma mas estourou a gerra e ele casado ficou desempregado, morando na casa da sogra que deves conhecer por fotos.
Na época da grande guerra; como foi chamada sempre pela minha avó,alguns navios foram afundados por alemães,corpos e destroços foram dar à praia do Cassino, o ódio, somou com arruaceiros; um grupo bem grande revoltado saiu as ruas procurando alemães.
 A família Henk (eram marceneiros ) a turba entrou na marcenaria, quebrou e queimou tudo, 
A mesma turba foi em direção a casa da D.Beth la morava um alemão, Os irmãos de Cila mesmo não dirigindo palavra ao teu avô foram todos pra sacada e porta da rua. ninguém atreveu-se a invadir ou gritar em frente a casa de dona Beth; em contrapartida, tua avò gestante dava aulas e era obrigada pelas freiras a falar mal dos alemães, apenas uma pequena crueldade de nossas irmãs de caridade quem estudou em colégio de freiras sabe.
Deve ter sido bem difícil o começo pra este casal.
Um dia teu avô entregou um pacote pedindo pra minha avó guardar, eram fotos de família;sentia que com minha avó estaria seguro. 
Minha avó não pediu pra abrir,guardou no meio da bagunça do seu armário, provavelmente ficou desaparecido por anos se você conhecesse os armários de minha avó saberia do que eu to falando só ela enfiava a mão no meio da confusão e retirava sempre aquilo que queria.
O pacote foi devolvido assim que a guerra acabou.
Amizade linda.
Mudaram-se, prosperaram e eu já os conheci no prédio da rua Felipe de Oliveira 48?
Celia e Cila eram vizinhas.
Tua mãe era muito chegada a tia Cila ao ponto de declinar o passeio a Europa presente de 15 anos por não suportar a idéia de ficar longe da mãe tanto tempo.
Foi uma das moças mais lindas que vi,
Estas mulheres foram forjadas a lágrimas e espírito forte.
É delas que viemos é delas que me orgulho de descender.
Espero ter ajudado a juntar o quebra-cabeça
que é uma genealogia.
Um abraço
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário