Arquivo do blog

sábado, 10 de setembro de 2016

memória contada

Minha gente me desculpe 
mas eu sou só a porta voz
de um passado distante
mas que alterou nossas vidas.
Só escrevo o que ouvi 
do que não lembro nem cito
afinal ta tudo escrito
nem provas eu tenho aqui
exceto das frases esparsas
Como a : 
Quem não tem pai não tem nada!!
Ouvida seguidamente 
ou sabe la, um vez,
pela minha tia Cenira 
que de todas sem duvida era a mais amorosa,
pelo menos la em casa
Anna e ela se amavam.
eram muito parecidas
de temperamento
guardavam.
Nada que o esquecimento
que a idade tras junto
da Anna cicatrizou
muita feridas
Pois enquanto se lembrava
chorava.
Mas voltando a frase 
quem é que teria coragem 
de dizer tamanha maldade
pra uma criança, que tinha perdido o pai?
A sua tia sem dúvida
e não a tia  Nindinha
esta foi a que sem filhos 
mudou-se pra casa de Beth
e ajudou a manter 
a família numerosa,
Tia Nindinha casou 
com um rapazinho
muito mais jovem que ela 
olha que mulherada moderna?
E ainda por cima 
prosperou, 
e enterrou o marido.
Do grau de parentesco eu não sei,
afinal todos eram tios e tias
e a casa alimentava 
muitos .
Petrona, na sua bondade
 se encarregava.
Mas então voces perguntam
 Cade a tal fábrica?
Ué, perdeu!
O jovem capitalista
anotou cada centavo que o cunhado 
coitado 
gastou pra sobreviver.
E rim minha gente até hoje ,
é um órgão dispendioso
e uma herança dolorida
que o nosso Freitas deixou.
Mas afinal eram parentes,
foi oferecido então
um emprego pro maior,
já poderia trabalhar
e ajudar a sua mãe.
A coisa não durou muito 
e logo o pobre coitado
foi demitido por roubo;
Mas não foi ele afinal!
Foi descoberto o ladrão,
Então abafa a vergonha 
Nem desculpa nem nada 
foi encerrada a questão.
Faltava este pedacinho
sobre o meu tio Abílio 
soprou no meu ouvido
 e foi ha tanto tempo
devemos satisfação.
afinal sem filha ou filho
Aqui vai a versão, dos Freitas.
do perdedor mas nunca ladrão,
Gente de palavra 
de fio de bigode.
Destes homens pouco se sabe Exceto meu tio Arnaldo
foi pra Porto Alegre estudou
 formou uma linda família
quatro filhos teve
Com a  tia Ana. 
Mas ele como todos os homens 
Nem chegam aos sessenta partem
todos do coração.
 Acho que em respeito a esta Beth
mãe tão adorada por ele
que ninguém se atreveu 
a procurar os parentes
Aquele que abandonou 
mulher e filha la atras.
Se estivessem interessados
era mais facil ali
e não na Escócia. 
La mesmo aonde viviam
porque aqui em casa é assim 
se você não é bacana 
perde a estatura de avô,
vira o pai do pai,
o pai da mãe,
Eu mesmo só tive um
o meu amado avô Joaquim
o outro nem conheci
era só o pai do meu pai
Ô mulherada difícil
que tudo marca no punho 
Não é verdade
nesta família são poucas
mas são elas 
que ao marcar a desfeita 
tem a memória 
quase  perfeita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário